Cirurgia Minimamente Invasiva do Hálux Valgo

Introdução

O termo “Cirurgia Minimamente Invasiva do Hálux Valgo” (MIS) é usado para descrever uma série de intervenções cirúrgicas, bem como procedimentos de diagnósticos. Ele inclui desde procedimentos laparoscópicos (cirurgia abdominal através de pequenos orifícios com um endoscópio) até artroscopias (uso de ótica para cirurgias articulares).

Com a MIS, o cirurgião é capaz de realizar procedimentos cirúrgicos com o uso de instrumentais apropriados, através de incisões puntiformes (2-3mm) na pele.

Sobretudo, alguns benefícios incluem menos danos aos tecidos, potencialmente menos dor e recuperação mais rápida.

Sob visualização radioscópica, a osteotomia (corte no osso) é feita com o uso de serras especiais (figura abaixo). Assim, tenotomias (liberação de tendão contraturado) e capsulotomias (abertura da cápsula articular) também são realizadas pela incisão puntiforme, com o uso de bisturi especial.

Nesta peça abaixo, vemos a lâmina de fresa especial usada para o corte do osso (vista de perfil de um osso metatarso).

 Cirurgia minimamente invasiva do hálux valgo (joanete).

 

Técnica Cirúrgica

Normalmente, nas cirurgias de joanete são feitas apenas duas pequenas incisões cutâneas, em ambos os lados do dedão do pé, reduzindo a lesão aos tecidos profundos à pele. Isso reduz o tempo de cicatrização e a taxa de complicações operatórias (que já é baixa nas cirurgias abertas do joanete e que é ao redor de 5-10%) em comparação aos métodos cirúrgicos tradicionais de correção do hálux valgo (joanete).

Veja nas fotos abaixo como a fresa (lâmina especial) é utilizada através de pequenos cortes na pele.

Cirurgia Minimamente Invasiva do Joanete.
Utilização da fresa na Cirurgia Percutânea do Hálux Valgo.

 

Joanete Cirurgia Percutânea do Joanete.
Cirurgia Minimamente Invasiva.

 

A Cirurgia Minimamente Invasiva do Hálux Valgo alinha o raio “torto” do pé usando pequenos instrumentos, semelhantes aos instrumentos odontológicos. Com uma pequena incisão, abre-se e amplia-se a cápsula articular, liberando os tecidos contraturados e lapidando as proeminências ósseas. Por fim, a osteotomia (ou o corte do osso) realinha o raio desviado.

Fios metálicos podem ser provisoriamente utilizados para manter o alinhamento do dedo. Nesses casos, o fio é normalmente retirado com 4 semanas (imagens abaixo).

 

Os curativos pós operatórios são extremamente importantes para impedir novos desvios do dedo e são feitos normalmente toda semana, até a 4ª-6ª semanas.

Curativos pós Cirurgia minimamente invasiva do hálux valgo (joanete)

 

Principais vantagens da Cirurgia Minimamente Invasiva

  • a lesão do tecido mole é menor do que com outras osteotomias
  • reduz o tempo de cirurgia
  • reduz o tempo em que o paciente chega à mobilidade completa
  • menor incisão

Os pacientes mais velhos são especialmente beneficiados com esta técnica. Eles voltam à mobilidade mais cedo, com menos danos aos tecidos moles ao redor do osso. No entanto, todo procedimento tem suas vantagens e desvantagens.

Foto do raio-x da Cirurgia minimamente invasiva do hálux valgo (joanete).
Nas radiografias vemos a utilização de parafusos (através de pequenos cortes na pele) para a fixação do osso.

 

Figuras abaixo: correção do joanete e do segundo dedo encavalgado (“cross-toe”).

Foto do joanete grave ANTES da Cirurgia Percutânea.

Foto do joanete grave após correção percutânea.

 

Em alguns casos, além do joanete, está presente uma proeminência óssea na cabeça do primeiro metatarso (exostose óssea) responsável pelos sinais inflamatórios locais. Esta pode ser ressecada para melhora dos sintomas.

Hálux Valgo - Antes da cirurgia minimamente invasiva.

Hálux Valgo APÓS a cirurgia menos invasiva.

 

Assim, nesta técnica, o paciente estará apto para caminhar com o uso de calçados especiais (sandálias de Baruk) precocemente. Os curativos são trocados no consultório até 4ª-6ª semanas e o uso de calçados sociais pode ser reiniciado após este período.

Facebook
X
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Ortopedista

Respostas de 56

  1. Bom dia

    Fiz cirurgia percutânea no 2, 3 e 4 metatarsos quando foi cortado totalmente os ossos na diagonal onde o médico disse que houve na cicatrização a HARMONIZAÇÃO óssea e as dores na parte plantar sumiram depois de muitos anos de sofrimento. Acontece que, com a “harmonização” houve o encurtamento desses metatarsos (RX) e consequentemente flexionou o 1 metatarso causando o joanete e consequentemente as dores no joanete.

    Pergunto: O Dr. faz a cirurgia do halux valgo, no mesmo procedimento supracitado, onde corta-se o osso totalmente na diagonal onde o osso se posiciona adequadamente de acordo com a pisada. Não sei o nome da técnica.

  2. Olá boa tarde!
    Após a cirurgia, em ambos os pés, com a colocação de parafusos de titânio consigo realizar atividades de impacto que exijam pular (vôlei) e arrancada (corrida) ou precisaria retirar os parafusos para fazer tais atividades?

    Caso não precise retirar os parafusos, com quanto tempo, em média, fazendo um bom pós operatório, consigo liberação para essas atividades?

  3. Sou de Curitiba e estou precisando fazer uma cirurgia do pe com hallux Valgus. Não encontro ninguém. O Sr poderia me indicar algum médico que o Sr conheça? Agradeceria uma resposta.

  4. Oi boa noite! Por favor me tire uma dúvida, Uma pessoa com joanete que a princípio precisa de uma cirurgia bem invasiva corre o risco de ter que amputar o dedo!?

  5. Caro Dr Lucas Fonseca & Staff, Me foram extremamente utéis as informaçōes e fotos ilustrativas de casos dos seus pacientes aqui mostradas pois moro no exterior (Acabei de enviar mensagem) e pretendo fazer cirurgia de joanete nos dois pès e espero conseguir uma consulta. Obrigado, Cesar Stefano Torres

    1. Oi Cesar.
      Que bacana.
      Conte conosco para ajudá-lo no que for preciso. Inclusive por telemedicina.
      Abraços

  6. Bom dia. Tenho joanete e está mim encomendando muito. Preciso fazer uma cirurgia. Gostaria de saber se for preciso colocar pino de titânio depois ele pode ser removido. Atende Unimed?

    1. Olá, sim. Normalmente é titânio mesmo.
      E somente é removido se houver algum motivo específico, porque todo implante que colocado é para ficar com o paciente.
      Não atendemos Unimed.

  7. Nessa técnica é utilizada parafusos/pinos/placas? Se sim, qual material é utilizado? É possível que o material seja absorvível (não metálico)?
    Se não usa esses recursos, como os ossos que foram separados são mantidos no lugar corretamente durante o período de recuperação?

  8. Bom dia Dr, gostaria de saber se tem algum problema em fazer a cirurgia da Joanete uma vez que já fiz uma cirurgia de rompimento do ligamento do tendão? Tenho Joanete nos dois pés.

    1. Boa pergunta.
      Estamos conduzindo um estudo e o que parece é que sim.
      No entanto, nada muito significativo também.
      Ambas as técnicas vão muito bem no pós-operatório.

  9. Boa noite. Sou do Rio de Janeiro e estou precisando fazer uma cirurgia do pe esquerdo com hallux Valgus. Não encontroninguém. O Sr poderia me indicar algum médico que o Sr Conheça? Agradeceria uma resposta. breve.. Caso não seja possivel, onde é o seu consultorio?

  10. Boa noite! Quantos dias de repouso sem poder andar são necessários após a cirurgia nos dois pés? pode começar o uso das sandálias e andar com quantos dias? quanto tempo após a cirurgia pode-se retornar ao trabalho? Obrigada.

    1. Boa pergunta.
      Em geral, 2 semanas sem pisar. Retorno ao trabalho depende do tipo de atividade realizada.
      Via de regra, com a retirada da sandália ao redor de 4 semanas é possível o retorno.

    2. Boa pergunta.
      Em casos mais graves, eu particularmente tenho a preferência por fazer outra técnica.
      Mas sim, é possível.

    1. Olá, o Dr também faz cirurgia de pé com metartaso aquele dedo menor no pé, no caso o meu seria o quarto dedo ele é menor que os outros?

  11. Olá boa tarde!
    Após cirurgia aos dois pés ( hallux valgus) quantos dias tem de esperar para começar a mover-se com as sandálias especiais ?
    Obrigado

    1. Olá,
      normalmente o uso das sandálias são por 4-6 semanas, dependendo do grau da deformidade.
      Durante esse período, é possível andar com elas e movimentar os dedos.

  12. Tenho uma lesão do tornozelo esquerdo,sinto uma dor cronica,fiz uma ressônancia magnetica constatou osteoastrose e lesão parcial do ligamento calcaneofibular,Existe um tratamento especifico para este tipo de problema?

    1. Olá, sim, fica em SP. Entre em contato com o consultório pra mais informações e orientações no telefone (11) 4933-8997 (das 08 as 18h) ou no whatsapp (11) 95087-9038 (respondemos assim que possível), atendemos por particular, alguns planos e também por reembolso.

    2. Olá, essa cirurgia usa vídeo? Caso não use, não aumenta os riscos de pegar vasos durante o procedimento? Um médico me informou isso e agora estou em dúvida de qual técnica usar

    3. Boa noite.
      Estou precisando realizar a cirurgia de Joanete nos dois pés.
      Gostaria de saber valores pra tá realizando.
      Desde já obrigado
      Maria Crist

    4. Olá, infelizmente não podemos responder sem uma avaliação criteriosa da deformidade do joanete.
      Abc

    5. Olá, essa cirurgia usa vídeo? Caso não use, não aumenta os riscos de pegar vasos durante o procedimento? Um médico me informou isso e agora estou em dúvida de qual técnica usar

    6. Em teoria isso é verdade.
      Mas na técnica feita de forma cuidadosa, se evita esses riscos da mesma forma que se evita quando se faz outras técnicas, através do conhecimento da anatomia local.

    1. Olá, sim, entre em contato com o consultório pra mais informações e orientações no telefone (11) 4933-8997 (das 08 as 18h) ou no whatsapp (11) 95087-9038 (respondemos assim que possível), atendemos por particular, alguns planos e também por reembolso.

    2. Olá! Em média quanto custa esta cirurgia?
      Ela pode ser feita nos dois pés ou em um de cada vez?
      Se for feita em um pé quanto tempo depois poderá ser feita no outro?
      Atenciosamente,
      Maria Helena

    3. Olá.
      Sim, pode ser feita nos 2 pés ao mesmo tempo, salvo raras exceções.
      Quando é realizada em um único pé, após uns 3 meses já seria possível outra cirurgia no pé contralateral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tratamento ortopédico para dor

Dr. Lucas Furtado da Fonseca, médico graduado e mestre pela Universidade Federal de São Paulo, membro do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Escola Paulista de Medicina. Atendimento humano, experiência e dedicação ao aprimoramento de técnicas mais eficientes e menos invasivas.

© 2023 Todos os direitos reservados para Dr. Lucas Fonseca