Neuroma de Morton – O que é, causas, sintomas e como tratar?

Introdução  Neuroma de Morton

Em síntese, o neuroma é um espessamento do tecido do nervo que pode ocorrer em várias partes do corpo. No entanto, o neuroma mais comum no pé é o Neuroma de Morton, que geralmente se forma entre o terceiro e o quarto dedos.

 

O que causa o Neuroma de Morton?

Tudo o que provoca compressão ou irritação do nervo pode levar ao desenvolvimento de um neuroma, como:

  • Calçados de bico fino;
  • Uso excessivo de sapatos de salto alto;
  • Certas deformidades nos pés como: joanete, dedos em garra, pés cavos (chamados de “pé alto”);
  • Atividades que envolvem sobrecarga repetitiva na bola do pé, do mesmo modo a correr e saltar.

 

Quais os sintomas mais comuns?

  • Formigamento, ardor ou dormência;
  • Dor;
  • Sensação de que algo está dentro da bola do pé;
  • Sensação de que há algo dentro do solado do sapato.
Foto mostrando o local de dor no Neuroma de Morton no pé .
Local mais frequente de dor no Neuroma de Morton.

Como é a progressão do Neuroma de Morton?

  1. Primeiramente, os sintomas ocorrem apenas ocasionalmente – quando do uso de sapatos de bico fino ou durante atividades que sobrecarregam os pés (ficar muito tempo de pé por exemplo).
  2. Os sintomas podem desaparecer temporariamente, removendo o sapato, massageando o pé, ou evitando sapatos e atividades agravantes.
  3. Ao longo do tempo, os sintomas pioram progressivamente e podem persistir durante vários dias ou semanas.
  4. Assim, os sintomas tornam-se mais intensos, inclusive durante o repouso ou mesmo com o uso de calçados adequados. Nestes casos, o neuroma aumenta de tamanho e as mudanças temporárias no nervo tornam-se permanentes.

Como é feito o tratamento não cirúrgico?

Sobretudo, em tese, 20-30% dos pacientes obtêm uma melhora significativa com o tratamento não operatório. No entanto, muitos experimentam uma melhora temporária dos sintomas, ou seja, o desconforto retorna. Isso ocorre principalmente nos casos em que os fatores agravantes, como atividades de sobrecarga, uso de salto alto e bico fino, joanete, encurtamento da cadeia posterior ou falta de alongamento, não foram eliminados.

Opções de tratamento não cirúrgico

  • Preenchimento do solado para diminuir a pressão no nervo;
  • Palmilhas;
  • Modificações de atividades;
  • Modificações no sapato;
  • Medicamentos orais anti-inflamatórios não esteróides (NSAIDs);
  • Infiltração com corticóides ou anestésico local guiadas com ultrassom;
  • Alongamento da cadeia posterior (panturrilhas).

 

E quando operar?

Posteriormente, os pacientes que não apresentam melhora, apesar do tratamento não operatório adequado, podem ser considerados finalmente candidatos à cirurgia, que envolve a retirada do neuroma. Então, nesse caso, o cirurgião avaliará cuidadosamente o melhor caminho para cada situação. Por fim, ele pode optar por realizar uma incisão dorsal ou plantar, dependendo da análise do caso específico.

Independentemente do tratamento escolhido, é fundamental que as mudanças nas atividades e nos fatores que agravam o Neuroma de Morton sejam mantidas, a fim de prevenir a recorrência do quadro.

 

Cirurgia para retirada do Neuroma de Morton no pé.
Incisão dorsal para retirada do Neuroma de Morton.

 

A Incisão é demarcada na região plantar do pé para ressecção do Neuroma de Morton, que é exposto na foto do intra-operatório, com a fita amarela.

E como é feito o pós-operatório do Neuroma de Morton?

Normalmente os pacientes recebem alta no mesmo dia, logo depois do procedimento cirúrgico, podendo caminhar com o uso de calçados especiais. Em conclusão, após a retirada dos pontos, que ocorre entre o 14º-21º dia de pós-operatório, os pacientes enfim estão aptos a utilizar calçados comerciais.

Facebook
X
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Ortopedista

Respostas de 32

  1. Bom dia!
    Já fiz uma cirurgia a mais de 6 anos e retirei 4 neuromas, e fiz todo procedimento correto, porém desde do dia 10/11 não consigo colocar os pés no chão com muita dores e queimação , lembro-me que o médico disse que pode voltar, será?

  2. Fiz cirurgia de neuroma de morton nos dois pes
    Vai fazer 2 meses, mas estou tendo muita dor,inchaço e tem um dedo que está meio levantado
    É normal isso

  3. Eu tenho anos meus pés queima e não é formigamento mas parecido e dói a sola parece tar rasgando eu seja inverno ou verão eu tenque molhar os pés e ir com eles molhados pra cama destacpado e ligar ventilador reto neles aí parece que tá saindo caquinho de vidro dele depois passa aí consigo dormir caso contraio caindo de sono mas é tão horrível irritante tipo formigamento que não consigo dormir fui em médicos clínico ele me falo pois e né os dois o que será que é resumindo tenho a anos e agora incha muito e meu mimguinho está pouco encima do 4 dedo e o 4 dedo se afastou do 3 dedo sofro muito pois é dificio acontece agora todos dias inchados e a noite ao dormir dói demais até as pernas dói mas saio da cama a perna para não Faso ideia o que pode sr mas a noite quaze não tô dormindo fiz exames de sangue pois em 5 messes e pouco emagreci mais d 42kgs e continuo emagrecendo os exames deram normal mais agora que começou a inchar meus pés não sei s tem a ver gostaria que me respondesse pelo meu E-mail se possível brigado

  4. Olá. Fiz a cirurgia há 7 meses, tirei dois neuromas (10mm 1 1,5cm) .novamente voltou. Devo fazer novamente a cirurgia? (0,7mm)
    Quero voltar a correr sem dor e formigamento!

  5. Também passei pela retirada de um neuroma há um mês. Sinto, no entanto, sensibilidade na sola do pé, não o choque pontual de antes, mas algo parecido, porém em maior extensão. Ouvi de outra pessoa que passou pelo processo que é normal. Até quando essa sensibilidade nos nervos pode ser considerada normal, de?

    1. Difícil dizer, até porque cada paciente é diferente.
      De fato, é relativamente comum isso acontecer por um tempo.
      Mas a fisioterapia e a suplementação podem ajudar nesses casos.

  6. Olá!
    Tenho diagnóstico de neuroma há anos. Já fiz vários tratamentos, melhora por um tempo e depois volta a incomodar muito.
    Gostaria de saber quais sequelas uma cirurgia pode deixar. Obrigada.

    1. Olá!
      Esta cirurgia quando bem indicada tem um resultado muito bom.
      Como ressecamos o nervo inflamado, pode haver perda de sensibilidade entre os dedos.
      Por outro lado, isto não ocasiona perda funcional.

  7. Olá, boa noite.
    Em Novembro fiz cirurgia a um neuroma e hoje 4 meses depois o pe começou a ficar inchado e estou com dores,há dias que quando acordo nem consigo colocar o pé no chão. É suposto isto acontecer?

  8. Fiz a cirurgia há 3 anos via dorsal. Fiz sessões de fisio como determinou o médico mas sinto uma queimação constante na sola do pé. Não sei mais a quem recorrer. O que fazer?

    1. Olá Rosimar, recidiva do neuroma é raro mas pode ocorrer.
      Se for o caso, outra cirurgia pode ser necessária.
      Somente com avaliação para dizer mesmo.

    2. Olá!
      Tenho diagnóstico de neuroma há anos. Já,fiz vários tratamentos, melhora por um tempo e depois volta a incomodar muito.
      Gostaria de saber quais sequelas uma cirurgia pode deixar. Obrigada.

  9. Prezados bom dia, fiz exames e foi constatado que estou com Neuroma de Morton, fiz tratamento e nada mudou eu gostaria de fazer a cirurgia, onde fica o consultório vcs atende convênios?

    1. Olá Conceição.
      O consultório fica na Rua Barata Ribeiro 490, conj. 107. Em frente ao hospital Sírio Libanês.
      3729-6267.
      Atendemos Care Plus, Omint e One Health.

  10. Realizei a cirurgia conforme foto – incisão dorsal. tirei os pontos e depois abriu e não fechou mais. já fazem 30 dias da cirurgia. qual seria o problema ? o médico cirurgião informou que fecharia em uma semana, mas não ocorreu.

    1. Difícil dizer sem avaliar ao vivo.
      Alterações na glicemia é uma das causas. Tabagismo, alterações hormonais..

    2. Fiz a cirurgia a 1ano e 2 meses atrás .
      Continuou doendo e agora depois de um ressonância, apareceu novamente com 5 mm.
      Gostaria de fazer a retirada .
      Mas precisava saber mais ou menos o valor da cirurgia.

  11. fiz ultra som e deu fasceite plantar leve e neuroma de morton entre o 3e4 dedos de (7,3 mm) sinto bastante dor neste caso a cirurgia é indicada

  12. Tenho 54 anos e tenho o Neuroma nos dois pés, quando fico muito tempo em pé sinto uma queimação muito forte. Gostaria de saber se tem a possibilidade de retirada.

  13. Boa tarde, fiz 2 vezes a cirurgia para retirada do neuroma na mesma região do pé e ainda sinto dor. isso é normal acontecer? não é a dor do choquinho de antes, mas sinto como se estivesse pisando em alguma coisa.

    1. Olá, sim, fazemos o diagnóstico e indicação de cirurgia (apenas se necessário). Entre em contato com o consultório pra mais informações e orientações no telefone (11) 4933-8997 (das 08 as 18h) ou no whatsapp (11) 95087-9038 (respondemos assim que possível), atendemos por particular, alguns planos e também por reembolso.

    2. Tive Neuroma e foi feito procedimento para retirada mas o dedo está alto … tenho preocupação de ele voltar a entortar

    3. Se isso aconteceu, fisioterapia pode ajudar.
      Eventualmente uma pequena cirurgia para alongar o tendão do dedo pode ser necessária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

tratamento ortopédico para dor

Dr. Lucas Furtado da Fonseca, médico graduado e mestre pela Universidade Federal de São Paulo, membro do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Escola Paulista de Medicina. Atendimento humano, experiência e dedicação ao aprimoramento de técnicas mais eficientes e menos invasivas.

© 2023 Todos os direitos reservados para Dr. Lucas Fonseca